Drogras
BUSCA






Álcool

Princípio ativo

Considerado uma droga psicotrópica, o álcool é consumido em bebidas vendidas comercialmente. O teor alcoólico - porcentagem de álcool presente na bebida - varia de acordo com a marca e com o tipo de bebida.

A bebida alcoólica pode ser produzida de duas maneiras: fermentação ou destilação. A cerveja, por exemplo, é uma bebida produzida por fermentação, com baixo teor alcoólico (cerca de 8%). Já os destilados, como o uísque, a pinga e a vodka apresentam teores alcoólicos mais altos, que podem chegar a 45%.

Efeitos

Os efeitos do álcool no organismo variam de acordo com o tipo de bebida ingerida, organismo do consumidor e constância de consumo. Os efeitos são os mais variados, desde um simples mal-estar até a falência múltipla dos órgãos e morte. A mistura de bebidas - fermentadas com destiladas - contribui para potencializar os efeitos do álcool.

O consumo do álcool causa, em um primeiro momento, euforia, desinibição e sociabilidade. Conforme aumenta a dose, os efeitos passam ser mais depressivos, causando falta de coordenação motora, diminuição sensitiva, descontrole, sono e até uma espécie de coma, denominado coma alcoólico. O álcool pode deixar também o consumidor com o rosto vermelho, causar dor de cabeça, dificuldade de falar e mal-estar seguido de vômito.

O consumo contínuo de álcool traz conseqüências graves, como doenças em todos os órgãos do corpo humano, em especial o estômago, o fígado, o coração e o cérebro.

O álcool está intimamente ligado ao aparecimento de certas doenças como a cirrose, gastrite, polineurite, anemia, pelagra e úlceras cutâneas. Além disso, ele causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. O álcool afeta também a parte do cérebro que controla a freqüência respiratória e cardíaca.

Durante a gravidez, o álcool pode causar sérias deficiências físicas ou mentais no feto, assim como uma predisposição ao consumo de álcool na vida adulta.

Histórico

Segundo alguns registros arqueológicos, os primeiros indícios do consumo de álcool pelo ser humano datam de mais de oito mil anos. No primeiro momento, as bebidas eram produzidas apenas pela fermentação e, por isso, tinham um baixo teor alcoólico. Com o desenvolvimento do processo de destilação, começaram a surgir as primeiras bebidas mais fortes e mais perigosas.

Com a Revolução Industrial, a bebida passou a ser produzida em série, o que aumentou consideravelmente o número de consumidores e, por conseqüência, os problemas sociais causados pelo abuso no consumo do álcool.

Curiosidade

Um dos grandes problemas, dentre os muitos causados pelo álcool, é a combinação bebida - direção. Por afetar consideravelmente a coordenação motora e o tempo de reação do alcoolizado, muitos acidentes fatais ocorrem devido ao motorista estar sob o efeito do álcool. Dirigir sob efeito de álcool é proibido por lei no Brasil e a quantidade máxima da substância aceita no país é de 0,6 gramas por litro de sangue.





Índice de Conteúdo



outros temas:
Biografia - Biografia de Santos Dummont - Segurança de Computadores - Apostila de Sociologia - Enciclopedia em Inglês - Apostila de Contabilidade Básica - Receita Federal - Natal - Biografia de Van Gogh - Apostilas de PHP - RBD - Biografia de Pablo Neruda - Papai Noel - Correios - Inep - Biografia de Albert Einstein - INSS - Harry Potter - Apostilas HTML - Biografia de George W. Bush - Curso Espanhol - Gravidez - Biografia de Benito Mussolini - Biografia de Adolf Hitler - Templates HTML - Câncer - Câncer de Mama - Câncer de Pele - Biografia de Tales de Mileto - Concursos Públicos - Receitas Culinárias - Vestibulares - Vestibulinhos - Primeira Guerra Mundial - Segunda Guerra Mundial - Tabagismo - Cigarro - Templates Flash - Nazismo - Fascismo - Resumo de Livros - Sexualidade - Biografia de Tom Jobim - Drogas - Apostilas SAP - Biografia de Tancredo Neves - Portal das Receitas - Dicionário de Português - Aprovados Fuvest 2011 - Outros Temas